Como escolher o apartamento ideal para sua família


A escolha de um bom apartamento não depende apenas de questões estéticas, design e cômodos. Tem vários outros detalhes que são importantes e não devem ser deixados de lado ao fazer a sua busca. Confira:

1. Determine seu orçamento

Uma das principais partes do planejamento é verificar quanto você tem em caixa e quanto pretende pegar em financiamento. Financiar deve ser uma opção bem estudada, pois pode sair muito mais caro do que o valor inicial. Lembre-se de que também pode usar o FGTS para a compra/financiamento. Não se esqueça de calcular o custo do condomínio (mensal e variável).

2. Compare se vale a pena alugar em vez de comprar

Comprar apartamento na planta pode ser uma opção interessante, mas a compra do imóvel já pronto deve ser analisada. Em alguns casos, vale mais a pena alugar um apê e investir o dinheiro do que, por exemplo, financiar uma compra.

3. Faça uma lista dos bairros que te interessam

Mesmo para apartamentos é importante verificar se o bairro atende suas necessidades e se é seguro. Alguns bairros são mais propícios para moradia e uma vida familiar, vale a pena levar isso em consideração.

4. Delimite o que você precisa no seu lar

Você precisa de espaço ou um apê compacto já serve? Pretende ter filhos? Quer um apê em um prédio que tenha playground e piscina? Faz questão de casada? Todos esses aspectos fazem a diferença.

5. Verifique se o prédio em si tem um ambiente familiar

Alguns prédios tem um ambiente mais para casais, outros para famílias e outros mais para solteiros. O tamanho do apartamento já ajuda a definir isso, mas é importante consultar o representante do imóvel para verificar essa informação. Prédios com muito solteiros podem ser problemáticos se você tem filhos e precisa de silêncio, ou vice versa.

6. Confira a reputação da construtora e da imobiliária

Saber a reputação da construtora, que materiais usam, se suas obras são de confiança, é muito importante para a segurança do seu lar e a garantia de uma boa compra. O mesmo vale para a imobiliária, certifique-se de estar lidando com uma empresa séria.

7. Faça pesquisas online e separe os apartamentos mais interessantes

Chegou a hora de fazer a caça! Filtre os resultados e faça tabelas para comparar o que cada imóvel tem o que não tem e discutir seus prós e contras para selecionar os que valem a pena visitar.

8. Faça visitas, tire fotos e filme cada imóvel

Registre tudo e faça anotações. Na hora pode parecer desnecessário, mas quando você está olhando vários apartamentos as informações podem acabar se confundindo ou se perdendo. Leve seu celular e faça vídeos e fotos.

9. Converse com os vizinhos e faça um tour pelas redondezas

Isso é muito importante. Os vizinhos moram ali e sabem como é a dinâmica do prédio, dos outros vizinhos e do bairro em geral. Não deixe de perguntar e tirar suas dúvidas.

10. Não feche negócio sem verificar os termos do contrato com um advogado

Evite fazer tudo sozinho. Consulte especialistas e analise muito bem o contrato antes de fechá-lo, seja o do financiamento ou o da venda, ambos merecem muita atenção.